
Parque Histórico de Lajeado p1p71

No prédio destinado ao Museu do Livro Antigo será oferecido o a um verdadeiro acervo histórico (documentos, livros, retratos), que servirá de fonte de pesquisa regional, nacional e internacional. Além de seu valor histórico-cultural, este é um local destinado à realização de eventos de lazer e gastronomia. O Parque está localizado ao lado do Parque do Imigrante e foi inaugurado no dia 08/11/2002. Fone: (51) 3982 1252.
Rio Taquari 4u361k

Jardim Botânico 6o2y1y

Praça da Matriz x1i1a

Torre e Igreja Evangélica 82o12
Símbolo de Lajeado, a torre histórica, com características neo-góticas e 27 metros de altura, foi inaugurada em 12/02/1928 e, hoje, encontra-se ao lado da Igreja Moderna, no centro da cidade. No interior da igreja destaca-se a imagem de Cristo Crucificado, esculpida em madeira. End. Rua Alberto Torres, esquina com a Rua Júlio de Castilhos - Centro - Fone: (51) 3714-1825.
Igreja Matriz Santo Inácio de Loyolla 1a291a
Destaca-se pela sua beleza interior, onde se encontram 36 anjos adoradores, 6 lustres suspensos, imagens em gesso, bancos de madeira e espaço para cerca de 860 fiéis sentados. Além disso, possui uma torre de 65,60 metros, acompanhada de duas menores e de três sinos altamente sintonizados. No seu exterior há um relógio que pode ser visto de quase todos os pontos do centro da cidade. End. Rua Bento Gonçalves, 357 - Centro - Fone: (51) 3714-1080.
Museu Histórico Bruno Born 2p6i5r

Casa de Cultura 4u2b2i

Arquivo Histórico Municipal 41h2f
Funciona no mesmo prédio da Biblioteca Pública Municipal, onde se encontram vários documentos, fotos e mapas antigos da cidade. São fontes primárias de pesquisa sobre os mais diversos assuntos, servindo para estudos de alunos, historiadores, antropólogos, sociólogos e público em geral. End. Rua Júlio de Castilhos, 411 - Centro - Fone: (51) 3982-1087.
Secretaria de Cultura e Turismo 67133f
Central de Informações Turísticas do Vale do Taquari - AMTURVALES 5l2f
Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Lajeado
www.lajeado.rs.gov.br/home/show_page.asp?titulo=Turista&categoria=Turista&codID_CAT=940&INC=&imgCAT=iconeTurista.png
www.lajeado.rs.gov.br/home/show_page.asp?titulo=Turista&categoria=Turista&codID_CAT=940&INC=&imgCAT=iconeTurista.png

Rota Germânica 4e271w

A partir de 2009, por iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo, a Rota ou a ser regionalizada, com a participação do município de Westfália, o qual conta com mais três pontos de visitação, o Centro istrativo municipal, a Igreja Evangélica Sião e o Paraíso Paissandu.
Além das belezas naturais, do cultivo das tradições germânicas, da cultura rica e variada, Teutônia é uma cidade hospitaleira, pronta para receber seus visitantes.
Veja mais: http://sitesdovale.com.br/amturvales
Delícias da Colônia 2i1m8

- No Alambique Berwanger, é oportunizado o acompanhamento do processo de destilação da cachaça, vivenciando as instalações e o ambiente colonial, com degustação numa casa centenária em estilo enxaimel. Para o almoço, o roteiro oferece restaurantes com cardápios variados e deliciosos. Já para a sobremesa, deliciosos chocolates produzidos de forma artesanal por Sirlei Chocolates. O grande diferencial e o atrativo desta empresa, estão na qualidade dos produtos e na originalidade das embalagens.
- Em seguida, visita a Colinas, conhecida como Cidade Jardim, com parada na Casa do Artesanato e Produtos Coloniais, na antiga Estação de Trem. Com reserva prévia, os visitantes poderão saborear um delicioso Café da Colônia e adquirir produtos coloniais.
- No município de Imigrantes, além de oferecer visita ao Cactário Horst, maior da América Latina, o roteiro oferece também uma visita ao Convento São Boaventura. Este Convento, construído na década de 40, todo em pedra grês, acolhe excursões e hospeda grupos de pessoas para reuniões, cursos e retiros, oferecendo refeições e uma bela paisagem a todos que procuram paz e tranqüilidade.
- Tudo isso num eio agradável, recheado de belas paisagens e muita hospitalidade.
- Tudo isso num eio agradável, recheado de belas paisagens e muita hospitalidade.
Veja mais: http://sitesdovale.com.br/amturvales
Caminho dos Moinhos 3p6d40

O leite, a uva e o milho que garantiram no ado à sobrevivência dos imigrantes, razão especial da existência de muitos moinhos coloniais, ainda conservados e atuantes. Uma raridade em processo de extinção! Obras que, resistindo ao tempo, integram um dos maiores conjuntos arquitetônicos existentes no sul do Brasil, razão pela qual, um grande projeto o transformou na rota turística dos moinhos denominada Caminho dos Moinhos, integrando além do moinho Colognese de Ilópolis, já concluído, os moinhos Vicenzi de Anta Gorda, Moinho Marca de Putinga e os Moinhos Fachinetto e Castaman de Arvorezinha, estes ainda em fase de restauração.
Em Ilópolis, juntamente ao moinho Colognese, a rota apresenta o Museu do Pão e a Escola de Panificação, projeto este que já atraiu turistas de diversas partes do país e até do mundo, seguidamente referenciado pela magnitude arquitetônica e cultural.
O roteiro turístico e cultural dos moinhos leva o visitante a uma região de belíssimas paisagens: suaves vales e montanhas, rios e regatos, cachoeiras e lagos, densas matas de araucária, grutas, arquitetura rural dos imigrantes e um povo acolhedor.
MAIS INFORMAÇÕES
Associação dos Amigos dos Moinhos do Vale do Taquari
(51) 3774-1304 | www.caminhodosmoinhos.com.br
Associação dos Amigos dos Moinhos do Vale do Taquari
(51) 3774-1304 | www.caminhodosmoinhos.com.br
Rota da Erva-Mate 5771o

A Rota da Erva-Mate é um produto turístico que tem como objetivo valorizar os patrimônios culturais e naturais de oito municípios da Região Turística do Vale do Taquari. A principal temática é a ERVA-MATE, um dos principais símbolos culturais do Rio Grande do Sul, possuindo relevada importância econômica para a região.
A Rota da Erva-Mate também valoriza e integra outras manifestações culturais significativas, encontradas nas comunidades envolvidas, como a cultura italiana, sendo representada pela gastronomia, arquitetura, elementos religiosos e as festas típicas, e a agroindústria, em especial os produtos coloniais elaborados de forma artesanal.
Veja mais: http://sitesdovale.com.br/amturvales
Rota das Gemas e Jóias 5bt2y

Com objetivo de valorizar as pedras preciosas existentes no Estado do Rio Grande do Sul, as quais são consideradas como um patrimônio natural, bem como a fabricação de jóias, o roteiro busca atrair turistas estrangeiros no segmento de compras e negócios, aquecendo o turismo e a economia interna.
A Rota das Gemas e Jóias busca ressaltar as belezas naturais, associando-as à iniciativa e à criatividade humana, colocando no mercado turístico um destino diferenciado, voltado ao segmento das pedras preciosas, associadas aos aspectos culturais e gastronômicos.
Essa nova rota vem agregar e valorizar o que há de melhor em cada uma das cidades que há compõe: Porto Alegre, Estrela, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Soledade, Guaporé, Frederico Westphalen, Irai e Ametista do Sul.
Assim, o visitante seja ele em grupo ou individual, encontra em uma única rota oportunidades de acompanhar toda a cadeia de produção das pedras preciosas, desde a localização da mina ando pela extração das gemas, a lapidação até o produto final na forma de joias e artesanato em pedra. Caso desejar, poderá acompanhar um dia de trabalho de um minerador.
Veja mais: http://sitesdovale.com.br/amturvales
Nenhum comentário: 1r693t
Postar um comentário